Breaking News

Marcha pela legalização da maconha movimenta Brasil e Chile

Carlos Brito / G1

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas do Rio de Janeiro, no Brasil, e de Santiago, no Chile. Novas manifestações estão previstas para acontecerem em São Paulo e Belo Horizonte, no dia 26 de maio.

A marcha da capital chilena atraiu mais pessoas. E isso não é de se estranhar. Segundo estudo realizado pela Universidade Andrés Bello e pela Universidade de Londres, o Chile é o país latino-americano que mais apoia a legalização da maconha (48,2% da população).

No Chile o consumo privado da maconha é permitido, mas é proibido fazê-lo em vias públicas, compartilhar a droga ou vendê-la. Por esta razão, a principal bandeira da marcha foi a descriminalização do autocultivo.

Já aqui no Brasil a marcha não se restringiu a legalização da cannabis. Segundo Rodrigo Mattei, um dos organizadores, A Marcha da Maconha 2018 também trouxe uma crítica à intervenção federal, militar, na cidade do Rio de Janeiro.

“A guerra à maconha, na verdade, é uma guerra aos pobres e aos negros que vivem nas favelas. São apenas nelas que ocorrem as grandes operações policiais que matam inocentes”, disse o vereador Renato Cinco (PSOL), outro organizador da marcha.

Fortalecem o argumento do vereador os números do último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen Jun/2016). Segundo relatório do Ministério da Justiça, dos 726 mil presos no Brasil, 64% são negros, 55% tem entre 18 e 25 anos e 61% não tem nem mesmo o Ensino Fundamental completo.

Em que pesem estudos apontando possíveis benefícios de uma descriminalização da maconha, o único país que já deu este passo na América do Sul foi o Uruguai. Quatro anos depois de aprovada por lá, a Lei da Maconha reduziu em 18% os crimes relacionados ao narcotráfico .

--

Fontes:

"Manifestação no Chile reivindica descriminalização da maconha" / O Globo (https://glo.bo/2HShNYV)

"Manifestantes realizam 18ª edição da Marcha da Maconha em Ipanema" / G1 (https://glo.bo/2JYaGe7)

"Chile é o país latino-americano que mais apoia a descriminalização da maconha" / Maryjuana (https://bit.ly/2FNi2yv)

"Manifestação no Rio de Janeiro pede a legalização da maconha" / Último Segundo (https://bit.ly/2rlXHf0)

"Uruguai tem queda nos crimes de narcotráfico após lei da maconha" / Folha de São Paulo (https://bit.ly/2FwkN80)

Relatório do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - Junho 2016 / Departamento Penitenciário Nacional - Ministério da Justiça e Segurança Pública (https://bit.ly/2AHz8Ag)

Nenhum comentário